sábado, 28 de junho de 2008

Copacabana fica em quarto lugar


O barco brasileiro Copacabana terminou a Frisian Solar Challenge em quarto lugar da classe A, fechando a competição apenas 3 minutos atrás do terceiro colocado. No ranking geral, a embarcação, projetada por uma equipe interdisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ficou na sétima posição entre 48 times, todos europeus.

Na última prova do rali, que aconteceu neste sábado, na Holanda, os participantes percorreram um trecho de 25km. Até o quilômetro 20, onde havia uma parada, o Copacabana manteve a terceira colocação. Nos cinco quilômetros finais, uma embarcação holandesa, de motor mais potente, passou a frente.

- Como estreantes, o nosso objetivo era terminar a competição. Por isso, optamos por projetar um barco seguro que, diferentemente dos outros participantes, não quebrou em nenhum dos sete dias de prova, resistiu a um acidente, funcionou muito bem para as pernas mais longas, mas não é tão veloz – explica Fernando Amorim, professor do Departamento de Engenharia Oceânica da UFRJ e Coordenador do Pólo Náutico, laboratório onde o Copacabana foi construído.

Além da boa classificação, a equipe trará experiências que poderão ser aplicadas em projetos de embarcações movidas à energia solar e de propulsão elétrica. Para Fernando Amorim, a competição representou "10 anos de aceleração" no trabalho que vem sendo desenvolvido na universidade:

- Voltaremos com uma outra visão sobre a utilização da propulsão elétrica, abrimos uma fronteira de inovação tecnológica. Tivemos a oportunidade de trocar informações não apenas sobre construção de embarcações, mas também sobre novos circuitos e motores. O Brasil tem todas as condições de entrar no cenário internacional de produção desse tipo de tecnologia, antes que se consolide como um cartel – opina o professor.

A equipe Copacabana - que chegou a ser definida como a "exótica" da competição - era a única representante de um país não europeu e, por isso, também foi a única que não pôde receber com antecedência e testar os painéis solares oferecidos a todos os participantes pela Sharp, uma das patrocinadoras da Frisian.

O uso de embarcações com motores de propulsão elétrica e sistema de energia alimentado por painéis solares, além de favorecer o meio-ambiente, também pode reduzir a zero os custos de transporte de passageiros e de carga, bem como ampliar serviços como o de coleta de lixo nas águas. A manutenção de motores elétricos é mais barata que os de combustão, a diesel ou gasolina, e os painéis solares têm durabilidade superior a 15 anos. Apesar das vantagens e dos altos níveis de irradiação solar em todo o Brasil, não há no país empresas que fabriquem esses painéis.

- Particularmente não vi aqui na Europa nenhuma novidade em relação ao que trabalhamos na Engenharia Elétrica na UFRJ. Nosso trabalho é de ponta e podemos contribuir muito, seja qual for a aplicação desta tecnologia – afirma Marcos Dantas, Engenheiro Elétrico da UFRJ, membro da interdisciplinar equipe Copacabana. Ele acrescentou que considera a Frisian uma oportunidade de troca entre as diferentes áreas de conhecimento:

- Os engenheiros navais muitas vezes são conservadores e não têm tanta noção das vantagens da propulsão elétrica – diz Dantas.

A Frisian Solar Challenge, que terminou neste sábado, é um rali holandês de barcos solares, projetados e construídos pelos próprios participantes, e caracteriza-se como uma forma de divulgar e popularizar fontes alternativas de energia para embarcações, que costumam utilizar motores de combustão.

O Copacabana foi projetado e construído no Pólo Náutico da UFRJ, por estudantes, profissionais e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, das áreas de Engenharia Naval, Engenharia Elétrica e Desenho Industrial. Além do Pólo Náutico, estiveram envolvidos também outros laboratórios da UFRJ: o Laboratório de Mecânica da Turbulência (Mecturb – Departamento de Engenharia Mecânica), Laboratório de Concepção e Análise do Design (LabCad - Desenho Industrial – Escola de Belas Artes), Laboratório de Fontes Alternativas de Energia – Lafae – Departamento de Engenharia Elétrica), Laboratório do Programa de Planejamento Energético – PPE – Coppe e o Pólo Náutico.

Patrocinaram o projeto a MPX, a Pró-Reitoria de Planejamento de Desenvolvimento da UFRJ, a Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da UFRJ (Cepel).

7 comentários:

Cacau disse...

Parabens, Rafael!!
Parabens para toda a equipe! Mto bom!
Maria Clara

ps: Rafael, veja seus emails o mais rapido possivel!! Mudanca de planos, ja estou aqui!

Unknown disse...

Mura, a Flá pediu para deixar essa mensagem para vc.

Meu amor, estamos com muitas saudades e ficamos muito felizes em saber que vcs estão indo bem. Nós te amamos!!!

De um abraço em toda a equipe.

bjs, Flávia e Igor

Mônica disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de vocês!!!
Murilo, p/ vc, vai um beijo especial.
Sua irmã

Mônica disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de vocês!!!
Murilo, p/ vc, vai um beijo especial.
Mônica

Unknown disse...

P A R A B E N S!!!!

Rarafel , pela concepção e condução do Copacabana e a conquista

P A R A B E N S !!!!!

Equipe pela conquista

Clarice disse...

Que maravilha!! Parabéns a todos da equipe!

Beijos especiais para Fernando e mais especiais ainda para Leonardo.

Clarice disse...

Que maravilha!!! Parabéns a todos!!

Abraço grande para Fernando e beijo enorme para Leonardo.